Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)

Sistema de apoio à decisão (SAD) é um sistema de informação computadorizado que combina modelos e dados em uma tentativa de resolver problemas semi-estruturados e alguns problemas não-estruturados, com intenso envolvimento do usuário. Os modelos são representações simplificados da realidade. Trata-se de realizações que vão ocasionar impactos ao longo prazo, por esse motivo é encontrado um planejamento jundo ao (SAD). 
As empresas adotam esse sistema por muitos motivos, podendo realizar inúmeras tarefas para apoiar a tomada de decisões de gerentes. Dentre elas estão as seguintes:
  • Os SADs podem examinar várias alternativas muito rapidamente;
  • Podem realizar uma análise de risco sistemática;
  • Podem ser integrados a sistemas de comunicação e banco de dados;
  • Podem ser usados para apoiar o trabalho em grupo.
Características e Habilidades dos SADs.
Manipulam dados, aprimora o aprendizado e contribui para todos os níveis de tomada de decisão, os SADs também utilizam modelos matemáticos. Por fim, possuem as habilidades relacionadas de análise de sensibilidade, análise de variação hipotéticas e análise de busca de metas.

Análise de sensibilidade, é o estudo do impacto que as mudanças em uma ou mais parte de um modelo de tomada de decisões acarretam sobre as outras partes, geralmente verificam o efeito que as mudanças nas variáveis de entrada causam sobre as variáveis de saída, esta análise torna o sistema flexível e adaptável a condições mutantes e às diversas exigências das diferentes situações de tomada de decisão, permite entender o melhor o modelo e o problema que ele simula a descrever.
Análise de variações hipotéticas, tenta determinar o impacto que uma mudança nas suposições (dados de entrada) causa sobre a solução proposta, os resultados dependem dessas suposições , que podem ser altamente subjetivas.
Análise de busca de metas, representa um método de solução retroativa, tenta descobrir o valor das entradas necessárias para alcançar determinado nível de saída.

Estruturas e componentes de um SAD
Todo SAD consiste, pelo menos, nos seguintes componentes: subsistemas de gerenciamento de dados e de gerenciamento de modelos, uma interface com o usuários finais, alguns SADs avançados também possuem um componente de gestão do conhecimento.

Como funcionam os SADs.
Quando o usuário tem um problema empresarial, ele o avalia através do processo, a empresa, então, implementa o sistema, os usuários obtêm seus dados do data warehouse, dos bancos de dados e de outras fontes de dados. Esses dados são inseridos no SAD, o conhecimento também pode ser obtido da base de conhecimento corporativo, quanto mais problemas são resolvidos, mais conhecimento é acumulado na base de conhecimento. A tomada de decisões frequentemente é um processo compartilhado. Quando um grupo de tomadores de decisão é apoiada eletronicamente esse suporte é chamado de apoio á decisão em grupo esses dois tipos de grupo podem receber apoio eletrônico: um grupo "de uma sala", cujo membros estão em um único local, e um grupo virtual, cujos membros estão em locais diferentes.

Sistema de apoio à decisão em grupo (GDSS), é um sistema interativo computadorizado que facilita os esforços de um grupo na busca de soluções para problemas semi-estruturados e não-estruturados, o objetivo é apoiar o processo de chegar a uma decisão. Outro tipo de sistema é o sistema de apoio à decisão  organizacional (ODSS) que concentra-se em uma tarefa ou atividade organizacional que envolve uma sequencia de operações de tomadores de decisão como o desenvolvimento de um plano de marketing divisional ou a elaboração de um orçamento anual, um (ODSS) geralmente interage ou se integra com sistemas de informação de âmbito organizacional, como sistema de apoio ao executivo.

2 comentários:

  1. Explique como funciona o sistema de apoio a decisao em que nivel organizacional actual

    ResponderExcluir
  2. Explique como funciona o sistema de apoio a decisao em que nivel organizacional actual

    ResponderExcluir