Sistemas de Comércio Eletrônico

O comércio eletrônico, envolve muito além de compras de produtos on-line, envolvendo processos de marketing, vendas,distribuição, atendimento e pagamento de produtos e serviços. O sistema de comércio eletrônico utiliza-se recursos de internet, intranet, extranet e outras redes de computadores.
O e-commerce é desenvolvido a partir de companhias que compra ou que vende, e baseia-se em tecnologia de internet e aplicativos, para realizar o marketing, exposição e o processo de atendimento ao cliente, junto com a manutenção do produto. A tecnologia da informação (T.I), auxilia na disponibilização  de links úteis entre os componentes de uma empresa e seus clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais.
Tipos de e-commerce:

  • e-commerce de empresa-a-consumidor (B2C), as empresas devem desenvolver praças de mercado eletrônico que atraem consumidores possibilitando a venda de seus produtos a eles;
  • e-commerce de empresa-a-empresa (B2B), envolve ligações diretas de empresas para empresas;
  • e-commerce de consumidor-a-consumidor(C2C), espécie de leilões virtuais on-line.
Controle de acesso e segurança no e-commerce, deve estabelecer a confiança mútua e acesso entre as partes ocorridos durante as transações on-line, deverá ser observado no portal disponibilização de selo de segurança, entre outros aspectos.No quesito processos de pagamentos a grande parte envolvendo empresas e consumidores (B2C), ocorre pagamentos com cartões de créditos, também é utilizado forma de pagamento por boleto bancário.
Pagamentos eletrônicos seguros, o consumidor virtual ao efetuar uma compra, deverá se atentar, pois suas informações pessoais, ficam vulnerável à rede, atenção a hackers que utilizam software que facilmente reconhece formatos de números de cartões de créditos. 

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