Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)


SIG'S - Sistemas de Informações Gerenciais
    

Os SIG'S oferecem informações aos gerentes (normalmente, gerentes de nível intermediário) das áreas funcionais, áreas estas, que são consideradas um agrupamento de processos que juntos sustentam o ciclo de vida de um recurso e possibilitam as organizações alcançarem sua missão e objetivo.
Os gerentes utilizam essa informação como apoio no planejamento, na organização e no controle de operações. As informações são fornecidas em relatórios de rotina, como vendas diárias, despesas mensais e folhas de pagamento semanais.
O objetivo de um SIG é fornecer informações para a tomada de decisões,ou seja, são sistemas que fornecem relatórios. O usuário deve solicitar de alguma forma (escolha por menus, uso de comandos, etc) a informação que necessita, e o SIG procura em seus registros tal informação e a apresenta da melhor maneira possível ao usuário.
As informações podem ser textuais (relatórios descritivos), por planilhas ou de modo gráfico. Este último caso é o preferido pelos administradores, pois oferece mais informações em menor espaço. Os SIG’s aparecem nos 3 níveis da pirâmide administrativa (estratégico, tático e operacional), sempre que houver alguma decisão sendo tomada.

Algumas áreas que se utilizam essa ferramenta:
Gestão de Contabilidade, Finanças, Marketing, Operações e Recursos Humanos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário