Sistemas de Automação de Escritório (SAE)


Sistema de Automação de Escritório -Office automation system  (OAS ou SAE) 



                    Antigamente tudo o que se realizava nos escritórios eram feitos de forma manual, o que gerava uma demora exorbitante sobre os processos como também um acumulo de papéis que deveriam ser arquivados, havia muita dificuldade quando se precisava atualizar os relatórios, ou mesmo ao coletar dados para a tomada de decisão. No início dos anos 70, segundo Turban, McLean e Wetherbe (1996), foram desenvolvidos sistemas com o objetivo de automatizar as operações realizadas nos escritórios melhorando e agilizando as atividades desempenhadas nos mesmos. O Sistema de Automação de Escritório (SAE) auxilia no aumento da produtividade, redução de custos e um resultado de maior qualidade. Esses sistemas, conforme Laudon e Laudon (1999), disponibilizam diversas funções, tais como: processadores de textos, agendas eletrônicas,editores de imagens e a possibilidade de gerenciamento de diversos tipos de projetos, entre outros.O SAE tem como foco o processamento de informações nos escritórios e a automação das atividades que possibilita as organizações na busca de  informações mais rápidas e  confiáveis.

Abaixo podem ser encontradas algumas funções de SAE: 


Os navegadores da internet.

    A finalidade mais elementar de um navegador é permitir a visualização de conteúdos disponíveis na internet e redes internas. Para isso, basta que seja informado o endereço ao navegador. Devido à constante necessidade de oferecer mecanismos de segurança na navegação, estabilidade, interatividade e velocidade na exibição de conteúdo, a escolha de um navegador passou a representar uma diferença significativa para os usuários.
O mais popular é o Internet Explorer que está no topo do ranking dos navegadores de internet mais usados, mas ainda podemos encontrar o Firefox, o Google Chrome, o  Opera browser e o Safari.

Processadores de Texto.

Um processador de texto é um programa usado para escrever no computador. Com ele, é possivel criar desde documentos simples até arquivos profissionais, que são mais complexos, tais como: fax, cartas, currículos, ofícios, procurações e apostilas. Um processador de texto é essencialmente um programa que simula o funcionamento de uma máquina de escrever, mas com recursos que facilitam e agilizam a produção, edição e finalização de texto.

Planilhas eletrônicas.

Planilha eletrônica é um aplicativo que oferece ferramentas para efetuar cálculos através de fórmulas e funções e para a análise desses dados. Algumas das principais funções das planilhas eletrônicas é que você pode armazenar, manipular, calcular e analisar dados tais como números, textos e fórmulas. Pode acrescentar gráficos diretamente em sua planilha, elementos gráficos, tais como retângulos, linhas e caixas de texto, entre outros. Um exemplo de planilha eletrônica é o Excel.

Gerenciador de banco de dados.

O gerenciador de banco de dados é um módulo de um programa que provê a interface entre os dados de baixo nível armazenados num banco de dados e os programas de aplicação e as solicitações submetidas ao sistema. O gerenciador de banco de dados é responsável pelas seguintes tarefas:


  • Interação com o gerenciamento de arquivos. 
  • Cumprimento de integridade. Os valores de dados armazenados num banco de dados precisam satisfazer certos tipos de restrições de consistência. 
  • Cumprimento de segurança. Nem todo usuário do banco de dados necessita ter acesso a todo o banco de dados, para impor requisitos de segurança de acesso aos dados.
  • Cópias de reserva (backup) e recuperação (restore). Um computador, como qualquer outro dispositivo mecânico ou elétrico, está sujeito a falhas.
  • Controle de concorrência. Se diversos usuários atualizam o banco de dados concorrentemente, a consistência dos dados pode não ser mais preservada. Controlar a interação entre usuários simultâneos é outra atribuição do gerenciador de banco de dados.



2 comentários:

  1. Obrigada, utilizado para compor um trabalho de Sistemas de Informações no 6º semestre da minha faculdade de asministração

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. utilizando em meu trabalho do curso técnico de administração.

    ResponderExcluir